O que os juros básicos da economia norte americana tem a ver com o Brasil?

ibovespa-2

Você reparou que na última sexta-feira o Ibovespa que estava acima dos 60 mil pontos, logo na abertura do mercado, caiu para menos de 58 mil pontos. A explicação dada pela mídia foi a revisão da taxa de juros paga pelo tesouro americano!

Você deve estar se perguntando: O que isso tem a ver com o Brasil?

Resposta: Muito a ver!

A taxa básica americana é denominada FFR – Federal Funds Rate. É em tudo análoga à nossa taxa Selic. É uma taxa média dos negócios praticados pelos bancos americanos na troca de reservas diárias. Claro que é completamente influenciada pelo FED – Federal Reserve, o Banco Central norte americano.

Atualmente esta taxa está sendo praticada entre 0,5 e 1,00% ao ano. Lembre-se de que a nossa taxa básica é de 14,25% ao ano! Pois bem, a cada reunião do FED, análoga às reuniões do nosso COPOM, Comitê de Política Monetária, eles informam o que pretendem fazer com esta taxa num futuro próximo!

Na última sexta-feira a bolsa amanheceu com a informação de que aquela taxa, a FFR, iria subir e a bolsa despencou! Qual é a lógica disso? Ora, se a taxa livre de risco (a FFR) da maior economia do mundo sobe, ela atrai os maiores investidores do mundo para lá. Por ser um porto seguro dos investimentos financeiros, a taxa básica de juros dos EUA tem o poder de movimentar verdadeiras fortunas de um dia para o outro!

Então, a notícia de aumento na taxa americana causa frisson nos investidores da Bovespa, que passam a sacar os seus recursos para aplicarem nos EUA (notadamente os investidores estrangeiros que lá estão aplicados). Eis que os detentores de ativos (ações, por exemplo) começam a vender em massa e, pela lei de oferta e procura da economia, os preços caem! Se os ativos perdem preço, o Ibovespa (índice Bovespa) recua.

O pior mesmo é o que pode ocorrer com os investimentos diretos dos estrangeiros no Brasil. Da mesma maneira, investidores internacionais podem desistir de aplicar os seus recursos no Brasil, na indústria ou comércio, e isso piora ainda mais a expectativa de crescimento da economia, refletindo novamente sobre o Ibovespa.

Leave a Reply